28 de agosto de 2013

Texto outdoor, uma mensagem captada a velocidade da luz


Você que me lê neste momento já se deu conta da existência de uma linguagem visual que nos cerca 24h diuturnamente?

Na correria diária alguma vez você parou e interpretou alguma dessas imagens?

O mundo passa atualmente pelo que especialistas chamam de crise de leitura. Lê-se muito pouco. A imagem vai ocupando o espaço do texto. Uma figura também possibilita a expressão de um pensamento. É um texto sem palavras, mas com sentido. Ou então, o texto outdoor. Aquele bem trabalhado com frases e imagens remetendo a mensagem quase que a velocidade da luz ao consciente do leitor.
   
A imagem acima faz uma crítica a Cuba referenciando à vinda dos médicos daquele país para o programa ‘Mais Médicos’ implementado através de Medida Provisória pela presidente Dilma Rousseff.

A primeira figura que chama a atenção é do revolucionário Ernesto Che Guevara, símbolo da revolução cubana. Em seguida duas frases: trabalhe 100% e Receba 20%, numa alusão ao que tem sido veiculado na mídia do que os médicos cubanos repassarão de seus salários para a Ilha, 80%. Finalmente, a bandeira cubana com uma marca capitalista, o cartão de crédito. Ali se expressa o nome Cuba Card, com o slogan: ‘seu cartão de Fidel-lidade’, numa referência a Fidel Castro.

Médicos cubanos remetem 80% de seus salários para Cuba, e nós? O que remetemos ao governo brasileiro? Você já parou para pensar nisso? Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o brasileiro trabalha de janeiro a maio (cinco meses no ano) para pagar impostos. Sabe o que isso representa? 41,666% de sua renda anual.

Não é objetivo fazer apologia ao regime cubano. Não! Mesmo porque o sonho de uma sociedade justa ficou muito distante. Isto é assunto para outro texto. Precisamos estar atentos a essas propagandas e decifrar o que se encontra embutido nas mensagens. Nem sempre o que reluz é ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário